Home > Igreja
Quem Somos
PDF Imprimir

Já disse certo historiador que se você não pode mudar a história, deve se dobrar a ela. Isso não fala, de modo algum, de resignação, conformismo ou algo parecido, mas de aceitação daquilo que é fato e que, não podendo ser mudado, deixa-nos sempre muitas lições.
Estamos completando 42 anos de organização eclesiástica e, por isso, queremos resgatar um pouco de nossa história. Uma história que não pode ser mudada e nem precisa ser, mesmo assim, uma história diante da qual precisamos nos dobrar em respeito ao que fora construído até então e àqueles que a ajudaram a construir.
A história da Igreja Evangélica Congregacional de Ponte Seca começou no ano de 1964. Exatamente no dia 05 de abril deste ano, um grupo de irmãos, por motivos diversos, decidiu se desligar da Igreja Evangélica Congregacional de Nova Cidade, hoje Congregacional Independente. Na mesma semana, no dia 09 de abril, esse grupo de irmãos realizou a primeira Escola Dominical na residência do Pastor José Inocêncio. Logo em seguida, no dia 12, o trabalho foi instalado na residência do Diácono João Batista Damasceno Vargas, sob a presidência do Pastor Abdias Corrêa D¹Ávila, onde funcionou até o dia 19 de julho, passando a funcionar a partir desta data na residência cedida pelo Presbítero Dario Boechat, situada à Rua Lourival Rodrigues, número 71.
O trabalho da futura Igreja começou então a tomar proporções maiores já no início do ano de 1965, quando, no dia 03 de janeiro, a Junta Regional nomeou como Pastor temporário, o Reverendo Amorim Alves de Andrade. Já no mês seguinte, no dia 07 de fevereiro, em assembléia extraordinária, foi eleito como Pastor efetivo o Reverendo Édimo Andrade de Amorim. Ainda neste ano, um grande acontecimento marcou o trabalho nesta localidade. Em assembléia realizada no dia 18 de abril, foi aprovada a compra do terreno onde hoje funciona nossa Igreja. O endereço, Rua Carlos Cruz, lote 05. O valor, Cr$ 2.200.000,00 (Dois milhões e duzentos mil cruzeiros). Ainda neste mesmo ano, em assembléia realizada no dia 26 de agosto, é aprovada a filiação desse grupo de irmãos como membros da Igreja Evangélica Congregacional de Lindo Parque.
No dia 15 de maio de 1966, uma comissão foi nomeada para traçar os planos de organização do trabalho local como congregação. Participaram desta comissão os irmãos: Presbítero Dario Boechat, Diácono João Batista Damasceno Vargas e o então Presbítero Joel Antônio Pariz.
No dia 05 de janeiro de 1967 foi realizada uma assembléia especial onde foram aprovados Estatuto e Regimento Interno, bem como a organização da futura Igreja. No dia 27 de  maio deste mesmo ano, com 44 membros, deu-se a organização e instalação da Igreja Evangélica Congregacional de Ponte Seca, sendo empossado como Pastor efetivo o Reverendo Édimo Rodrigues de Amorim.
Hoje, passados 45 anos de início de trabalho e 42 de organização, somos 166 membros, fora congregados e crianças, e temos como Pastor efetivo o Reverendo Carlos Henrique de Oliveira Moreira, empossado no dia 14 de janeiro de 1996, sendo auxiliado por um corpo de oficiais composto pelos Presbíteros Almir dos Anjos Branco e José Roberto dos Santos; pelos Diáconos Alex Duarte Ribeiro, Amauri Xavier de Oliveira, Dalcy Boechat Maciel, Ginaldo da Conceição de Souza, Jorge de Jesus, Marcos Elias Paulo Pombo, Sebastião Camilo dos Santos, Vanderlei Gonçalves de Souza; e pelas Diaconisas Ediméia Oliveira Simões da Mota, Josefa Gomes Pinheiro,  Maria Lúcia Campos Eccard de Souza, Selma de Carvalho dos Santos e Sueli Soares Demartine, além da colaboração do Pastor Sérgio Cavalcante D¹Albuquerque Filho.
Já estiveram a frente da Igreja os seguintes Pastores: Reverendo Édimo Amorim, Reverendo Joel Leitão, Reverendo Floriano Coutinho, Reverendo Lélio Gonçalves da Rocha e Reverendo Moisés Olímpio de Oliveira, além do Reverendo José Inocêncio, como Pastor interino, e do então Licenciado em Teologia Josué Franco.
Muitos irmãos foram vocacionados aqui e hoje servem em outros lugares. Dentre eles destacamos os seguintes Pastores: Fábio Simões da Mota, Sebastião Carvalho Dutra, Idauro de Oliveira Campos Junior, Carlos Augusto Leite da Silva e Luis Felippe Leite da Silva.
Também fazem parte de nossa história as Igrejas Congregacionais da Trindade e Central, organizadas a partir do esforço evangelístico de nossos irmãos, bem como os campos missionários de Ilhéus, na Bahia, e de Campo Maior, no Piauí, além do CERVHU (Centro Evangélico de Recuperação da Vida Humana), que recebem ajuda financeira através de nossas parcerias missionárias.
Louvamos ao Senhor por nossa história e por todos aqueles que já passaram por aqui. Oramos para que o Senhor da Igreja continue levantando homens e mulheres comprometidos com o Seu Reino e dispostos a servi-lo em todo o tempo, a fim de que muitos outros aniversários possam ser comemorados.

Com gratidão,
Pr. Carlos Henrique.
genericdrugcenter