Home > Pastoral > PR. CARLOS HENRIQUE > OUVINDO DEUS NO SILÊNCIO
Pr. Carlos Henrique
OUVINDO DEUS NO SILÊNCIO
PDF Imprimir

A maior prova de que vivemos em uma sociedade extremamente barulhenta, tem sido a criação de leis que estabelecem e regulam a quantidade de decibéis permitidos em determinados lugares. Igrejas, clubes, festas, lideram a lista de reclamações quanto aos excessos em relação ao volume de som. Talvez sem percebermos, todos nós contribuímos para o fenômeno urbano denominado poluição sonora. Fenômeno que criamos, sustentamos e que muitas vezes se volta contra nós mesmos. Há muito barulho no mundo em que vivemos. Há muito ruído, muita interferência, muita agitação.
Muitas vezes confundimos barulho com animação, gritaria com autoridade, berros com comunicação. Enganamos-nos quando avaliamos alguma coisa ou alguém pelo barulho e movimento que ela faz. Até mesmo em relação à espiritualidade, algumas vezes, julgamos por aquilo que ouvimos e como ouvimos.
O maior problema em relação a tudo isso não está do lado de fora, mas do lado de dentro. O maior dilema não está em como resolver a questão da poluição sonora que toma conta das ruas e cidades, mas em como silenciar e despoluir os ouvidos do nosso coração.
Temos nas páginas das Escrituras o maior exemplo de quietude e solitude: Jesus. Não é difícil vermos Jesus se afastando para orar, subindo montes, desejando estar sozinho ou na companhia de bem poucos companheiros. Não é difícil percebermos Jesus valorizando o silêncio, buscando a calma interior, o sossego para a alma. Foi Ele mesmo quem nos prometeu uma paz que se diferenciaria da paz oferecida pelo mundo. Afinal, somente o Príncipe da Paz poderia oferecer tal coisa.
A grande dificuldade em alcançarmos a experiência do silenciar, está no fato de que nós falamos muito. Falamos, reclamamos, murmuramos, criticamos, maldizemos. Esquecemos que a orientação bíblica diz que devemos estar prontos para ouvir e sermos tardios para falar. Valorizamos a fala e depreciamos o silêncio, como se ele não pudesse nos acrescentar nada.
Meu irmão, quem sabe você não esteja precisando de uma calma interior, de um sossego para sua alma agitada e cansada pelo movimento do mundo em que vivemos. Quem sabe você não precisa aprender a ouvir Deus em meio ao silêncio. Ele, por certo, na Sua simplicidade, terá imenso prazer em se revelar a você e falar ao seu coração de uma maneira como nunca você ouviu. Faça isso. Busque ao Senhor na sua intimidade e aprenda a ouvi-Lo em toda a Sua plenitude.

Com amor,
Pr. Carlos Henrique.

 
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor